O incessante consumo de recursos pelo homem fez com o que mundo pedisse ajuda. Não é raro vermos notícias sobre os problemas ambientais acarretados pelos seres humanos.
Porém, tomando-se medidas de contenção, ou seja, de economia de recursos, é bem possível tornar o mundo mais sustentável ambiental, social e economicamente. Um desses fatores é a eficiência energética.
# O que é eficiência energética?
De forma clara e resumida, a eficiência energética pode se dar na seguinte premissa: “usar menos energia para fornecer o mesmo serviço”.
Por isso a comunidade internacional tem se esforçado no sentido de propor políticas para a eficiência energética, objetivando proporcionar o máximo de benefícios sociais e econômicos sobre a energia utilizada por toda a população.
A melhor forma de poder se compreender a eficiência energética mais facilmente é através de exemplos:
- Ao instalar uma janela com painel solar na sua casa, ela impedirá que o calor escape durante as estações mais frias. Desse modo, você poderá economizar mais energia ao usar seu forno ou aquecedor elétrico, ficando muito mais confortavelmente instalado. De outro lado, durante o verão, essas janelas mais eficientes poderão manter o calor para o lado externo da casa, tornando-a mais fresca e diminuindo o uso de ventiladores e ar condicionados.
- Quando você substitui um aparelho, como um refrigerador, uma máquina de lavar roupa, ou equipamento de escritório, como um computador ou impressora, por um modelo mais eficiente em termos energéticos, o novo equipamento fornece o mesmo serviço, mas usa menos energia. São formas para que você possa economizar ao pagar a conta de energia, além de ajudar o meio ambiente, reduzindo a quantidade de gases que causam o efeito estufa.
# Eficiência energética não é sinônimo de conservação de energia
A eficiência energética não é o mesmo que conservação de energia. Isso porque ao conservar energia você estará reduzindo ou excluindo determinado serviço ou ação a fim de reduzir energia.
A fim de demonstrar, imagine que ao desligar a luz você estará conservando energia. Mas caso você substitua a lâmpada incandescente por uma lâmpada fluorescente compacta (que utiliza muito menos energia para produzir a mesma quantidade de luz), estará atuando no sentido da eficiência energética.
Seja amigo da natureza e pense nas futuras gerações! Tanto a eficiência como a conservação podem reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa.
SAIBA MAIS AQUI: http://mitsidi.com/