Porque a bolsa de valores parece tão complicada?

Uma das maiores perguntas é o porque o investimento em bolsa e valores parece ser algo tão complicado e porque tão poucas pessoas, pelo menos aparentemente, tem sucesso com esse tipo de investimento. Em suma, o que essas pessoas querem realmente saber é como se tornar um verdadeiro Investidor de sucesso.  Por isso vou escrever aqui de maneira bastante simples aquelas características que eu considero que terão o maior impacto no seu sucesso como investidor e que terão o menor custo para serem implantadas nos seus hábitos de investimento.

Em primeiro lugar, como não poderia deixar de ser, a característica número um de qualquer investidor de sucesso é a capacidade de se manter emocionalmente estável mesmo quando as coisas não estão indo muito bem no mercado, e muitas vezes mesmo quando ele esta perdendo dinheiro temporariamente devido a algum movimento de mercado completamente imprevisível. Por isso eu tenho certeza de que desenvolver frieza para sempre tomar as decisões corretas é o passo número um para ter sucesso de modo consistente na bolsa de valores. Eu conheci muitos investidores de sucesso ao longo dos meus anos investindo e posso afirmar categoricamente que a característica em comum que os unia era exatamente essa.

investidor de sucesso

 

O segundo ponto para o sucesso em bolsa de valores é entender que muito mais importante do que ganhar na bolsa é não perder dinheiro. Sim, é isso mesmo que você ouviu, não perder dinheiro, ao contrário do que muitos pensam, é o primeiro passo para que você possa ser bem sucedido na bolsa de valores e atinja os resultados almejados.

Para entender o porque é tão simples quanto saber fazer as contas. Se você perde metade do seu dinheiro investindo na bolsa de valores, terá agora que dobra o seu capital para voltar ao seu estágio inicial, muito embora tenha perdido somente 50% e não 100%. Essa diferença se torna maior quanto maior for a perda e se você não tomar cuidado irá cair em uma espiral sem fim onde não será possível ser lucrativo investindo em bolsa de valores.