Cuide da saúde dos seus olhos para não perder a visão por descuido

Você sabia que a catarata é a doença que mais causa cegueira reversível em todo o mundo? Pois é, essa doença é grave e precisa ser levada a sério pelo paciente para que ele não se prejudique de verdade. Apesar dos riscos grandes para a saúde, se for diagnosticada antes de causar tantos danos, a catarata é uma doença bem simples de ser tratada, mas requer cirurgia para realização da retirada do cristalino danificado (que dura cerca de vinte minutos).

A catarata acontece devido ao envelhecimento do cristalino, que acaba ficando opaco e adquire uma cor esbranquiçada, atrapalhando a visão do paciente que se não for diagnosticado de maneira precoce, pode acabar perdendo a visão.

uma imagem sobre catarata

É uma doença bem comum na terceira idade, mas essa não é a única forma que ela tem de se manifestar. Há casos de bebês que nascem com catarata (chamada de catarata congênita) e é preciso que haja extremo cuidado dos pais para detectar essa doença (que é a maior causa de cegueira infantil).

Só no Brasil, 40% das ocorrências de cegueira acontecem por causa da catarata (e estima-se que esse número aumente devido ao envelhecimento populacional do país), então é fundamental sempre ir ao oftalmologista para acompanhar a saúde dos seus olhos, especialmente se você tiver mais de 50 anos de idade.

Depois da cirurgia, o paciente recupera a visão em algumas horas e pode retomar suas atividades normais do dia a dia, mas é fundamental que haja um cuidado com a região operada para evitar eventuais complicações, como sangramentos, glaucoma, descolamento da retina, entre outros problemas (que não são comuns, mas podem ocorrer).

Como falamos anteriormente, apesar de ser uma cirurgia, o procedimento feito é rápido e simples, podendo ser executado por qualquer oftalmologista devidamente qualificado e com experiência nesse tipo de cirurgia.

Se você se enquadra nos perfis que falamos nesse texto como um possível paciente com catarata, procure um oftalmologista de qualidade o quanto antes para que você possa iniciar o acompanhamento e, caso realmente seja um paciente, tenha tempo para poder fazer a sua cirurgia sem nenhum tipo de problema.

No Rio de Janeiro, há uma clínica oftalmológica na Barra da Tijuca chamada Americas Oftalmocenter, que é totalmente completa e lá você pode fazer todos os seus exames e até mesmo a própria cirurgia de catarata, caso ela seja indicada para você.

Acessando o site da Americas oftalmocenter, você vai ter acesso a várias informações interessantes sobre a catarata e seu tratamento cirúrgico, além de poder entrar em contato com eles por meio do formulário de contato. Entre já no site da Amercias Oftalmocenter e confira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *